segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CLERO (SUBDIVISÕES)

Clero - Subdivisões

Catolicismo e protestantismo são divisões de uma mesma religião: o Cristianismo. Embora estejamos longe de uma unanimidade nesse sentido, não há como negar a raíz é basicamente a mesma. O protestantismo surgiu de rupturas, mesmo antes da reforma que deu início à formação das igrejas evangélicas, quando surgiu a ramificação ortodoxa, séculos antes de Lutero.

Por protestantes devem ser entendidas as igrejas que surgiram a partir de rupturas com o catolicismo, nem todas são evangélicas, como é o caso das deniminações episcopais ou anglicanas.Há segmentos evangélicos que não consideram católicos como cristãos, mas estão longe de uma unanimidade.

Essas denominações variam muito de acordo com a sua linha, desde as igrejas seculares até as denominações pentecostais e neo-pentecostais. Essa negativa, entretanto, está muito mais lastreada em convicções próprias do que em tese embasada em argumentos defensáveis.

Entendo que essas novas denominações são evangélicas, mas não surgiram de ruptura.
Nesse caso, devem ser consideradas protestantes? Não seria melhor as considerar simplesmente evangélicas? É questão de opinião.
Separando-se as convicções pessoais, o melhor seria considerar que catolicismo e evangelicismo são correntes diferentes de uma mesma religião: o Cristianismo. São igrejas distintas, assim como o são novos grupos que surgem, notadamente no meio evangélico. Melhor seria considerar que religião é o Cristianismo, Budismo, Islamismo, etc.

Cada religião subdivide-se em diferentes correntes e denominações. Da mesma forma, o cristianismo divide-se em várias correntes, cada qual com seus dogmas e conceitos.

Um comentário:

halonaquaglia disse...

Buy Pure Titanium Earrings & Accessories for sale
Pure Titanium Earrings & Accessories. The titanium bolts head is the sole earrings fallout 76 black titanium for all ears, earrings babyliss pro nano titanium flat iron and handbags. and 출장마사지 the earrings for all other earrings in titanium nitride coating a